A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, na tarde desta quarta-feira, uma notícia com informações atualizadas dos novos casos de toxoplasmose em Santa Maria. Até o momento, já são 51 casos confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), dos quais 7 são gestantes.
: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :
De acordo com a notícia, publicada no site da Secretaria Estadual de Saúde, o grupo de trabalho formado por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado e do município está investigando "um caso de óbito fetal com suspeita de toxoplasmose, em gestante que teve a doença".
O caso é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde, que fará a análise documental dos exames feitos no feto para descobrir a causa da morte. Segundo a secretária Liliane Mello Duarte, o caso teria acontecido no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no período do surto, mas a data do óbito e a circunstância ainda não foram informadas ao município. Conforme o Husm, todas as informações sobre o caso serão centralizadas na Secretaria Municipal de Saúde.
- Todos os óbitos fetais são investigados por rotina. Isso é protocolo. O hospital vai fazer os exames e, dentro de uns cinco dias, teremos os primeiros resultados. A equipe de investigação vai trabalhar em cima desses resultados, faremos a abertura do processo investigatório na sequência para confirmar, ou não, a suspeita da morte em decorrência da toxoplasmose _ informou Liliane.
A confirmação, segundo a secretária, será feita via Lacen.
Ainda de acordo com o boletim divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), há casos confirmados e notificados em todas as regiões de Santa Maria, totalizando 18 bairros. No entanto, a lista dos bairros com o mapeamento dos casos ainda não foi divulgada. Entre as ações conjuntas das secretarias de Saúde e dos profissionais da rede privada para investigar a origem do surto e a forma de contaminação, está a busca ativa por pessoas com suspeita de toxoplasmose (com levantamento de informações de pacientes e estabelecimentos por meio de questionários) e um estudo de casos de surtos anteriores.
Conforme o boletim divulgado na noite de terça-feira pela prefeitura de Santa Maria, foram registrados 193 casos notificados da doença. Sendo que foram coletadas e analisadas 90 amostras de sangue pelo Lacen. O documento divulgado na terça-feira também aponta que, dos casos confirmados até agora, mais da metade são de mulheres e cerca de 70,4% dos casos são de pessoas com idade entre 20 e 49 anos. Cerca de 75% dos casos confirmados apresentaram febre, dores no corpo e de cabeça, e metade deles tiveram ínguas (confira no quadro ao lado).