surto de toxoplasmose

Morte fetal com suspeita de toxoplasmose é investigada em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, na tarde desta quarta-feira, uma notícia com informações atualizadas dos novos casos de toxoplasmose em Santa Maria. Até o momento, já são 51 casos confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), dos quais 7 são gestantes.

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : : 

De acordo com a notícia, publicada no site da Secretaria Estadual de Saúde, o grupo de trabalho formado por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado e do município está investigando "um caso de óbito fetal com suspeita de toxoplasmose, em gestante que teve a doença".

O caso é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde, que fará a análise documental dos exames feitos no feto para descobrir a causa da morte. Segundo a secretária Liliane Mello Duarte, o caso teria acontecido no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no período do surto, mas a data do óbito e a circunstância ainda não foram informadas ao município. Conforme o Husm, todas as informações sobre o caso serão centralizadas na Secretaria Municipal de Saúde.

- Todos os óbitos fetais são investigados por rotina. Isso é protocolo. O hospital vai fazer os exames e, dentro de uns cinco dias, teremos os primeiros resultados. A equipe de investigação vai trabalhar em cima desses resultados, faremos a abertura do processo investigatório na sequência para confirmar, ou não, a suspeita da morte em decorrência da toxoplasmose _ informou Liliane.

A confirmação, segundo a secretária, será feita via Lacen.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), há casos confirmados e notificados em todas as regiões de Santa Maria, totalizando 18 bairros. No entanto, a lista dos bairros com o mapeamento dos casos ainda não foi divulgada. Entre as ações conjuntas das secretarias de Saúde e dos profissionais da rede privada para investigar a origem do surto e a forma de contaminação, está a busca ativa por pessoas com suspeita de toxoplasmose (com levantamento de informações de pacientes e estabelecimentos por meio de questionários) e um estudo de casos de surtos anteriores.

Conforme o boletim divulgado na noite de terça-feira pela prefeitura de Santa Maria, foram registrados 193 casos notificados da doença. Sendo que foram coletadas e analisadas 90 amostras de sangue pelo Lacen. O documento divulgado na terça-feira também aponta que, dos casos confirmados até agora, mais da metade são de mulheres e cerca de 70,4% dos casos são de pessoas com idade entre 20 e 49 anos. Cerca de 75% dos casos confirmados apresentaram febre, dores no corpo e de cabeça, e metade deles tiveram ínguas (confira no quadro ao lado). 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Exames em água de frigoríficos dão negativo para presença de protozoário

Saiba quais os maiores surtos de toxoplasmose já registrados no Brasil Próximo

Saiba quais os maiores surtos de toxoplasmose já registrados no Brasil

Saúde